Índices CEPER - Fundace

CEPER

Mercado de Trabalho

A seção Mercado de Trabalho provê informações para as cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, São José do Rio Preto, Franca, Campinas, Região Administrativa de Ribeirão Preto, estado de São Paulo e Brasil. Tais dados são provenientes do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). São mensalmente disponibilizados próximo à terceira semana do mês, relativo ao mês anterior. O tipo saldo refere-se ao saldo mensal de empregos; já o tipo acumulado refere-se ao saldo de empregos acumulado em 12 meses (dessazonalizado). É possível baixar as informações completas para cada caso, bem como um relatório em pdf.

SALDO DE EMPREGOS (MENSAL E ACUMULADO)

Além do CAGED, o MTE também se utiliza da RAIS, sistema no qual as empresas, anualmente, disponibilzam o estoque de trabalhadores e salários vigentes em 31 de dezembro do ano anterior, bem como a quantidade de horas contratadas, a idade e o tempo  de emprego em cada setor. Apenas o campo "Estoque" encontra-se em valores absolutos; os demais são em média. Importante destacar o fato de que, nesse caso,  são as empresas a fonte alimentadora de informações. No link a seguir, é possível visualizar as informações disponíveis para todas as regiões administrativas do Estado de São Paulo - e suas respectivas cidades sede - para o período de 2002 a 2015. Também é possível fazer o download das informações completas no aplicativo.

RAIS

Mercado de Crédito

A seção de mercado de crédito fornece informações a respeito de várias modalidades de créditos, para diversas localidades. As informações são extraídas do BACEN (Banco Central), e organizadas de modo a se tornarem acessíveis e elucidativas. Abaixo, o link para o a plataforma de crédito, onde é possível tanto analisar como baixar as informações disponíveis.

Crédito

Índices de preços

Um dos mais importantes indicadores da economia, a inflação - ou aumento generalizado de preços - é medida através de vários índices disponíveis. Dada a finalidade ou cesta de produtos de cada um, pode-se analisar a inflação mais específica para cada caso. Abaixo, segue o link para os índices de preços acompanhados mensalmente pelo CEPER. Entre eles, encontram-se: INPC, IPCA (e alguns derivados), e CPI. Também encontra-se disponível o CDI.

Preços     Preços (acumulado em 12 meses)

Expectativas de mercado

As expectativas de mercado do Banco Central surgiram em 1999, quando da implantação do regime de metas de inflação no país, e da necessidade de se coletar expectativas de forma sistemática e adequada, bem como de se fazer uma ponte entre o Bacen e o setor privado. São feitas por mais de 120 economistas sobre as principais variaveis macroeconômicas do país, sendo uma ferramenta relevante para as decisões de política monetária. Mais informações podem ser obtidas através dos links abaixo:

Apresentação                   Glossário

Abaixo, temos os dados sobre PIB Total, IPCA, Resultado Primário como % do PIB e Saldo em conta corrente do Balanço de Pagamentos, provenientes do sistema de expectativas, organizados de forma clara e acessível.

PIB Total                                  IPCA                      Fiscal - Resultado Primário como % do PIB

Saldo em Conta Corrente do Balanço de Pagamentos

As projeções Top 5 são um sistema de classificação das instituições baseado no índice de acerto de suas projeções de curto, médio e longo prazo. Em suma, são as variáveis projetadas pelas cinco instituições que mais acertam. Abaixo, seguem as variáveis de interesse das Top 5.

SELIC - Top 5               Taxa de Câmbio (média de período)           Taxa de Câmbio (fim de período)

 

Dúvidas