Início das aulas

14/06/2025

* A data de início poderá sofrer alterações
Carga horária

460 HORAS

24 MESES

Certificado

USP

(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Modalidade

CURSO PRESENCIAL

(Ribeirão Preto)

Período

AULAS QUINZENAIS
(sábados)

EM DATAS PRÉ DEFINIDAS

Preço

CONDIÇÕES ESPECIAIS

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Contextualização do Curso


O mercado evolui rapidamente, assim como o comportamento e as necessidades dos consumidores. Nesse cenário, o gestor de marketing precisa estar preparado para acompanhar essas mudanças e adaptar suas estratégias com uma visão holística do mercado.

Os desafios de marketing podem parecer grandes, porém estamos falando de uma área que oferece diversas possibilidades de atuação. Inclusive, está entre os setores com melhores oportunidades e remunerações.

O MBA USP Marketing forma profissionais para serem protagonistas em organizações dos mais variados segmentos, dominando técnicas modernas para análise, planejamento, implementação e controle das ações de marketing, visando a capacidade competitiva e os resultados empresariais em um cenário de crescente complexidade e dinamismo.

Por meio de aulas teóricas, atividades práticas e a elaboração de um plano de marketing, o curso coloca o aluno em situações reais enfrentadas por gestores de marketing, explorando diversas perspectivas e soluções para os desafios do mercado, formando uma base sólida de conhecimento e habilidades.

 



Saiba mais sobre o curso
CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURSO
Para quem é indicado?

Empresários, executivos e profissionais com responsabilidades nas áreas de marketing, gestão de produtos, vendas, comercial, distribuição, promoção, comunicação, relacionamento, serviços aos clientes e tecnologia de informação, além dos demais interessados em estratégia empresarial com foco no mercado.


PARA QUEM ESTE CURSO É INDICADO?
Profissionais de Marketing

Que buscam aprimorar sua visão estratégica, atualizar suas habilidades e acelerar o crescimento em suas carreiras.

Gestores e Empreendedores

Graduados em áreas exatas, biológicas, financeiras e humanas que precisam entender as dinâmicas e atuações de marketing e que buscam estratégias para impulsionar suas empresas, fortalecendo a presença no mercado por meio de técnicas avançadas de marketing e inovação.

Líderes Empresariais

Que querem atualizar-se com as melhores práticas em marketing estratégico e digital para liderar equipes e tomar decisões orientadas ao mercado e ao cliente.

o que você vai aprender no mba
 Gestão e Planejamento de Marketing

Aprenda a criar e implementar planos de marketing eficazes que alinhem objetivos empresariais com estratégias de mercado. Este módulo ensinará técnicas de análise de mercado, segmentação de clientes e posicionamento de marca, garantindo que você possa planejar ações que maximizem o valor para o cliente e a competitividade da empresa.

 Brand Equity

Saiba como fazer a construção do valor de uma marca. Quando o Brand Equity é trabalhado na marca consegue agregar valor alto aos seus serviços ou produtos e ela ganha a preferência dos consumidores. Ter uma marca forte no mercado, garante que a empresa dite o ritmo e tenha mais poder de influência sobre todos.

 Comportamento do Consumidor

Explore como o comportamento do consumidor influencia as decisões de compra e como as empresas podem usar esses conhecimentos para criar estratégias mais eficazes. O módulo foca em entender os fatores psicológicos que motivam o consumo e como personalizar a experiência do cliente.

  Marketing Digital e Ferramentas Tecnológicas

Aprenda a utilizar ferramentas digitais e plataformas online para expandir a presença de mercado. Entenda sobre as principais estratégias de marketing digital, incluindo SEO, marketing de conteúdo, e-commerce e análise de dados para otimizar campanhas e resultados.

 Análise de Mercado e Inteligência Competitiva

Desenvolva habilidades para coletar e analisar dados de mercado e concorrência, aplicando técnicas de inteligência competitiva. Aprenda como realizar pesquisas de mercado e interpretar tendências para ajustar as estratégias de marketing e garantir a vantagem competitiva.

Conteúdo programático do mba

Integração e Relações Interpessoais
Fundamentos de Marketing e Geração de Valor
Gestão e Planejamento de Marketing
Cultura e Mudança nas Organizações
Gestão por Processos com Foco no Cliente I e II
Inovação e Empreendedorismo
Finanças Empresariais
Apresentação Parcial de Plano de Marketing I

Elaboração e Análise de Cenários de Mercado
Estratégia Empresarial
Posicionamento e Branding - Gestão de Marca
Comportamento do Cliente
Pesquisa de Mercado
Análise da Demanda e da Concorrência
Direito do Consumidor
Apresentação Parcial de Plano de Marketing II
Workshop de Comunicação Interpessoal e Trabalho em Equipe

Produto e Desenvolvimento de Novos Produtos
Design de Embalagens
Comunicações Integradas de Marketing I e II
CRM - Gestão de Relacionamento com o Cliente
Novas Mídias: Social Interativa e Digital
Marketing de Varejo
Comércio Eletrônico, Marketing direto e Database Marketing
Marketing para o Mercado B2B
Negócios Internacionais
Workshop de Liderança
Apresentação Parcial de Plano de Marketing III

Administração de Vendas I e II
Canais, Logística e Trade Marketing
Workshop de Negociação
Estratégia de Determinação de Preços
Previsão de Vendas e Orçamento de Marketing e Vendas
Análise dos Investimentos e Métricas de Desempenho em Marketing
Jogos de Empresas I, II e III
Apresentação Parcial do Plano de Marketing IV
Workshop - Criando o Futuro
Apresentações Finais dos Planos de Marketing

Coordenação

Profa Dra Janaina de Moura Engracia Giraldi

Professora Titular da FEA-RP/USP, especialista em Marketing, com ampla experiência acadêmica e profissional. Doutora e Livre-Docente em Administração pela USP, foi Visiting Fellow na Staffordshire University (2020-2023) e coordena o Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações (PPGAO). É Editora-Chefe da RACEF, pesquisadora do CNPq, e fundadora do grupo PLACEMARK. Atua em temas como Marketing de Lugares, Neuromarketing e Comportamento do Consumidor, além de revisar artigos e colaborar com agências como CAPES, CNPq e FAPESP. Coordenadora do MBA USP Marketing e MBA USP Marketing Estratégico EAD. 

Depoimentos

Perguntas frequentes sobre o curso

A seleção é feita através de análise curricular e entrevista;
A aprovação consiste no resultado conjunto de todas as etapas do processo;
Os candidatos devem portar diploma de graduação a título de Bacharel, Licenciatura ou Tecnólogo de instituição reconhecida pelo MEC.

Sim, interessados em Bolsas de Estudo devem preencher todos os requisitos do edital processo seletivo de concessão de bolsas.

Para acessar o edital CLIQUE AQUI.

Termo de Compromisso e Responsabilidade do Bolsista CLIQUE AQUI.

Não.
Os cursos de MBA USP são comercializados pela Fundace e têm descontos especiais para pagamento à vista, matrículas antecipadas e para empresas.

Mais informações sobre o investimento:
0800 77 300 70
(16) 3601-2700
atendimento@fundace.org.br

Critérios de nota para aprovação:
1) Média final dos módulos (provas e atividades online) igual ou superior a 7,0 (em escala de 0 a 10);
2) Nota na monografia também deve ser igual ou superior a 7,0 (em escala de 0 a 10). Essa nota será atribuída por banca examinadora em apresentação presencial durante o evento ao final do curso.
3) Frequência mínima de 75% em cada um dos módulos de que o curso é composto