Início das aulas

A definir
Carga horária

15 MESES DE AULAS + TCC

TOTAL DE HORAS: 420h
 

Período

AULAS SEMANAIS

Segunda-feira

20h ás 22h


 

Certificado

USP

(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Modalidade

CURSO ONLINE

Contextualização do Curso

A evolução do ambiente esportivo, com maior profissionalização, caracterizado como um negócio e com aplicação de práticas de gestão, indica a necessidade de maior estudo e capacitação dos profissionais envolvidos nesse ambiente. Além disso, cada vez mais eventos relacionados ao esporte são desenvolvidos e, especificamente no mercado brasileiro, dois eventos importantes trouxeram o aquecimento deste Mercado: Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Desta forma, este curso tem como propósito desenvolver capacidades e habilidades para atuação na gestão esportiva e, complementarmente, analisar as mudanças estruturais e processuais que as organizações esportivas precisam implementar para tornarem-se mais eficientes no gerenciamento de relacionamentos com o mercado.


Quero receber mais informações
CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURSO
Para quem é indicado?

Para a formação de profissionais de diversas áreas que desejam atuar e interagir com as necessidades de todos os aspectos da gestão do ambiente esportivo; discussão de conceitos do ambiente esportivo e os aspectos gerenciais ligados a ele; troca de experiências e desenvolvimento de novas propostas para as entidades envolvidas nesse ambiente aperfeiçoarem a gestão de relacionamentos.


PARA QUEM ESTE CURSO É INDICADO?
Profissionais de educação física

Para profissionais da área de Educação Física que desejam migrar para a setor esportivo, o curso possibilita conhecimento técnico e prático para gerenciar equipes e tomar decisões assertivas em gestão.

Graduados em diversas áreas

Profissionais graduados em administração, finanças, contabilidade, etc. que atuam ou desejam atuar em setor administrativo ou financeiro na área de Gestão do Esporte e buscam mais conhecimento nesse âmbito.

Profissionais que já atuam na área

Para quem já está no mercado de Gestão do Esporte, mas almeja crescimento e uma possível promoção de cargo, através do conhecimento obtido durante o curso.

o que você vai aprender no mba ?
 Transformação e serviços digitais no esporte

Seja capacitado para atuar no ambiente digital, aliando conhecimentos estratégicos e técnicos para a criação, execução e mensuração de ações de marketing, utilizando as atuais técnicas e abordagens de marketing e tecnologias digitais. Consolidando conhecimentos de marketing estratégico e as ferramentas e práticas de comunicação digital, o curso tem como objetivo auxiliar os profissionais da área esportiva para inserir e gerir a marca de sua empresa ou sua marca pessoal nos canais de comunicação online, divulgar seus produtos e serviços e construir relacionamentos com consumidores, tendo o objetivo final de aumentar a visibilidade da empresa e incrementar suas vendas e resultados.

  Leis de Incentivo ao Esporte

É apresentado ao aluno, através de aspectos tributários, comissão técnica para aprovação de projetos, projetos desportivos, cadastramento de proponentes e apresentação de projetos, análise e aprovação de projetos, captação de recursos, execução de projetos, acompanhamento, avaliação, prestação de contas e fiscalização como utilizar de financiamento público para incentivo do esporte brasileiro.

 Economia da Indústria do Esporte

Contextualizar o cenário econômico mundial e brasileiro da indústria do esporte e apresentar os fatores que movimentam a economia do ambiente esportivo. Aprenda a analisar números econômicos da indústria esportiva, fatores que afetam a economia no esporte, representação na economia mundial e impactos na economia brasileira.

Conteúdo programático do mba

Ambientação
Introdução à Gestão do Esporte
Empreendedorismo Esportivo
Ambiente Esportivo
Economia da Indústria do Esporte
Estrutura do Esporte

Introdução ao marketing esportivo
Gestão da Marca Esportiva
Pesquisa de Mercado Aplicada ao Esporte
Comunicação no Esporte
Comportamento do Consumidor Esportivo
Megaeventos esportivos

Finanças aplicadas ao Esporte
Gestão de Custos e Precificação no Esporte
Controladoria no Esporte
Análise de Investimentos no Esporte
Contabilidade aplicada às organizações esportivas

Introdução à Gestão de Pessoas no Esporte
Planejamento de Carreiras
Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Gestão de Equipes Esportivas
Gerenciamento de carreira de atletas
Técnicas de Negociação aplicadas ao Esporte

Planejamento Estratégico aplicado ao esporte
Gestão de Projetos Esportivos
Transformação e serviços digitais no esporte
Internacionalização do Esporte
Políticas Públicas para o Esporte
Leis de Incentivo ao Esporte
Relações com a imprensa esportiva
Direito e Legislação Esportiva

Perguntas frequentes sobre o curso

A seleção é feita através de análise curricular e entrevista;
A aprovação consiste no resultado conjunto de todas as etapas do processo;
Os candidatos devem portar diploma de graduação a título de Bacharel, Licenciatura ou Tecnólogo de instituição reconhecida pelo MEC.

Sim, interessados em Bolsas de Estudo devem preencher todos os requisitos do edital processo seletivo de concessão de bolsas.

Para acessar o edital CLIQUE AQUI.

Termo de Compromisso e Responsabilidade do Bolsista CLIQUE AQUI.

Não.
Os cursos de MBA USP são comercializados pela Fundace e têm descontos especiais para pagamento à vista, matrículas antecipadas e para empresas.

Mais informações sobre o investimento:
0800 77 300 70
(16) 3601-2700
atendimento@fundace.org.br

Critérios de nota para aprovação:
1) Média final dos módulos (provas e atividades online) igual ou superior a 7,0 (em escala de 0 a 10);
2) Nota na monografia também deve ser igual ou superior a 7,0 (em escala de 0 a 10). Essa nota será atribuída por banca examinadora em apresentação presencial durante o evento ao final do curso.
3) Frequência mínima de 75% em cada um dos módulos de que o curso é composto