MBE EAD Estrutura de Mercado, Estratégia e Concorrência
AULAS SEMANAIS
TERÇA-FEIRA
20h00 às 22h00
TOTAL DE HORAS: 438
16 MESES + TCC
USP
(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
CURSO ONLINE
(Plataforma Moodle)
Conheça mais sobre o curso
O MBE em Estrutura de Mercado, Estratégia e Concorrência visa capacitar profissionais para entender as diversas estruturas de mercado, realizar análises de concorrência e de formação de preços. Os participantes desenvolverão habilidades para interpretar as dinâmicas de mercado, identificar fatores que afetam os custos empresariais e elaborar estratégias competitivas. Nosso objetivo é prepará-lo para aplicar esse conhecimento econômico de forma prática, promovendo resultados positivos e impulsionando o seu desenvolvimento profissional.
Ao longo do curso, você irá aprender temas de grande relevância para profissionais ligados à área de concorrência na decisão de formação de preços como comportamento do consumidor, economia comportamental, estrutura de mercado, teoria dos jogos e análise de gestão de canais de marketing. Esses temas oferecem uma visão integrada das variáveis econômicas e sua relação com o desempenho empresarial de tal forma que não estão disponíveis em outros MBAs.
Saiba mais sobre o curso
Para quem o curso é indicado?
Gestores e Analistas de Negócios Empresariais
Aqueles envolvidos em análise de custos, avaliação da concorrência e planejamento estratégico, que buscam uma compreensão aprofundada da dinâmica de mercado.
Especialistas em competitividade e concorrência
Destinado também a profissionais de agências focadas na análise e defesa da concorrência, interessados em estratégias e estrutura de mercado
Quem atua com Gestão de Custos e Precificação Estratégica
Aqueles que buscam desenvolver habilidades em técnicas de contabilidade de custos e estratégias de formação de preços para otimizar a lucratividade e o posicionamento competitivo.
o que você vai aprender no mba
Fundamentos Econômicos e Estruturas de Mercado
Você vai aprender os princípios de oferta e demanda, comportamento do consumidor e vai explorar diferentes estruturas de mercado, como monopólios e oligopólios.
Estratégias de Produção e Controle de Custos
Você vai desenvolver habilidades em decisões estratégicas, controle de custos e técnicas avançadas de formação de preços, com base na teoria dos jogos.
Economia Comportamental e Cenários de Crescimento
Você vai entender as limitações racionais dos consumidores e vai adquirir competências para elaborar cenários de mercado e estratégias de crescimento com uma visão prática e completa.
Conteúdo programático do mba
Os Fundamentos da Oferta e da Demanda e Comportamento do Consumidor
Demanda, Comportamento do Consumidor e Incerteza
Produção e Custos
Introdução à Estrutura de Mercado
Economia Comportamental
Macroeconomia
Análise Econômica e Setorial
Diagnóstico Organizacional
Cenários Econômicos e Tendências
Opções Estratégicas
Custo para Controle
Formação de Preços
Gestão Estratégica de Custos e BSC
Oligopólios e Cartéis
Diferenciação de Produto
Poder de Mercado, Concentração e Barreiras à Entrada
Estratégias de Preços
Estratégias de Propaganda e Pesquisa & Desenvolvimento
Integração Vertical, Horizontal e Diversificação
Comportamento do Consumidor e Segmentação de Mercado
Administração e Desenvolvimento de Produto e Gestão da Comunicação
Gestão de Canais em Marketing
Coordenação
Luciano Nakabashi
Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Foi aluno visitante do programa de doutorado em economia da FGV-RJ (2003), do programa de pós-graduação em economia e demografia da Universidade do Texas em Austin (2004/2005) e pesquisador visitante na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (2016/2017).
Foi professor da UFPR entre 2005 e 2011. Foi presidente da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (2022-2024). Desde 2011 é professor associado do Departamento de Economia da FEARP/USP. É colunista da Rádio USP desde 2016.
Atualmente é coordenador do MBE Análise de Cenários, Investimentos e Mercado de Capitais e do MBE Estrutura de Mercado, Estratégia e Concorrência da USP/FEARP/FUNDACE.
Perguntas frequentes sobre o curso
A aprovação consiste no resultado conjunto de todas as etapas do processo;
Os candidatos devem portar diploma de graduação a título de Bacharel, Licenciatura ou Tecnólogo de instituição reconhecida pelo MEC.
Para acessar o edital CLIQUE AQUI.
Termo de Compromisso e Responsabilidade do Bolsista CLIQUE AQUI.
Os cursos de MBA USP são comercializados pela Fundace e têm descontos especiais para pagamento à vista, matrículas antecipadas e para empresas.
Mais informações sobre o investimento:
0800 77 300 70
(16) 3601-2700
atendimento@fundace.org.br
- Média final das avaliações online das disciplinas igual ou superior a 7,0 (em escala de 0 a 10)
* As provas respondem por 55% da nota dos alunos e acontecerão a cada seis meses;
- Nota do TCC também deve ser igual ou superior a 7,0 (em escala de 0 a 10);
- Frequência mínima de 75% nas atividades online.
Receba mais informações deste curso
MBE EAD Estrutura de Mercado, Estratégia e Concorrência
Aulas Bônus – MBA Gestão Estratégica de Vendas
-
13out
Tendências de Vendas B2B e o Novo Perfil do Comprador CorporativoJosé Carlos Lima Júnior
-
27out
Estratégias de Prospecção 5.0: Social Selling, ABM e Inteligência ComercialEverton Campos
-
10nov
Gestão de Pipeline: Métricas e Indicadores Críticos para Alta PerformanceHenrique Costa
-
24nov
Negociação Estratégica: Técnicas Avançadas para Fechar com ValorLucas Avila
-
08dez
Tecnologias em Vendas: CRM, Automação e o Uso de IA no Funil ComercialRicardo Rosseto
-
19jan
Gestão da Experiência do Cliente (CX): Como Reter e Fidelizar no B2BCaio Monteiro
-
02fev
Estratégias de Precificação e Criação de Valor no B2BJoão Fatorelli
-
23fev
Marketing e Vendas: Integração para Aumentar ConversãoLúcia Borges
-
02mar
Preparação para o MBA: Como Transformar Aprendizado em Resultados Comerciais – Podcast de ex-alunos