Início das aulas

15/04/2025

* A data de início poderá sofrer alterações
Período

AULAS SEMANAIS

TERÇA-FEIRA

20h00 às 22h00

Carga horária

TOTAL DE HORAS: 438 

16 MESES + TCC

Certificado

USP

(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Modalidade

CURSO ONLINE

(Plataforma Moodle)

Preço

CONDIÇÕES ESPECIAIS

Clique aqui

Conheça mais sobre o curso

O MBE em Estrutura de Mercado, Estratégia e Concorrência visa capacitar profissionais para entender as diversas estruturas de mercado, realizar análises de concorrência e de formação de preços. Os participantes desenvolverão habilidades para interpretar as dinâmicas de mercado, identificar fatores que afetam os custos empresariais e elaborar estratégias competitivas. Nosso objetivo é prepará-lo para aplicar esse conhecimento econômico de forma prática, promovendo resultados positivos e impulsionando o seu desenvolvimento profissional.

Ao longo do curso, você irá aprender temas de grande relevância para profissionais ligados à área de concorrência na decisão de formação de preços como comportamento do consumidor, economia comportamental, estrutura de mercado, teoria dos jogos e análise de gestão de canais de marketing. Esses temas oferecem uma visão integrada das variáveis econômicas e sua relação com o desempenho empresarial​ de tal forma que não estão disponíveis em outros MBAs.


Saiba mais sobre o curso
CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURSO

Para quem o curso é indicado?

Gestores e Analistas de Negócios Empresariais

Aqueles envolvidos em análise de custos, avaliação da concorrência e planejamento estratégico, que buscam uma compreensão aprofundada da dinâmica de mercado.

Especialistas em competitividade e concorrência

Destinado também a profissionais de agências focadas na análise e defesa da concorrência, interessados em estratégias e estrutura de mercado

Quem atua com Gestão de Custos e Precificação Estratégica

Aqueles que buscam desenvolver habilidades em técnicas de contabilidade de custos e estratégias de formação de preços para otimizar a lucratividade e o posicionamento competitivo.

o que você vai aprender no mba
 Fundamentos Econômicos e Estruturas de Mercado

Você vai aprender os princípios de oferta e demanda, comportamento do consumidor e vai explorar diferentes estruturas de mercado, como monopólios e oligopólios.

 Estratégias de Produção e Controle de Custos

Você vai desenvolver habilidades em decisões estratégicas, controle de custos e técnicas avançadas de formação de preços, com base na teoria dos jogos.

 Economia Comportamental e Cenários de Crescimento

Você vai entender as limitações racionais dos consumidores e vai adquirir competências para elaborar cenários de mercado e estratégias de crescimento com uma visão prática e completa.

Conteúdo programático do mba

Introdução ao Curso
Os Fundamentos da Oferta e da Demanda e Comportamento do Consumidor
Demanda, Comportamento do Consumidor e Incerteza
Produção e Custos
Introdução à Estrutura de Mercado
Economia Comportamental
Macroeconomia
Análise Econômica e Setorial

Processo de Planejamento Estratégico e Organizações de Aprendizagem
Diagnóstico Organizacional
Cenários Econômicos e Tendências
Opções Estratégicas

Métodos de Custeio e suas Aplicações
Custo para Controle
Formação de Preços
Gestão Estratégica de Custos e BSC

Teoria dos Jogos
Oligopólios e Cartéis
Diferenciação de Produto
Poder de Mercado, Concentração e Barreiras à Entrada
Estratégias de Preços
Estratégias de Propaganda e Pesquisa & Desenvolvimento
Integração Vertical, Horizontal e Diversificação

Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Comportamento do Consumidor e Segmentação de Mercado
Administração e Desenvolvimento de Produto e Gestão da Comunicação
Gestão de Canais em Marketing

Coordenador do Curso

Luciano Nakabashi

Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Foi aluno visitante do programa de doutorado em economia da FGV-RJ (2003), do programa de pós-graduação em economia e demografia da Universidade do Texas em Austin (2004/2005) e pesquisador visitante na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (2016/2017). 
Foi professor da UFPR entre 2005 e 2011. Foi presidente da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (2022-2024). Desde 2011 é professor associado do Departamento de Economia da FEARP/USP. É colunista da Rádio USP desde 2016.
Atualmente é coordenador do MBE Análise de Cenários, Investimentos e Mercado de Capitais e do MBE Estrutura de Mercado, Estratégia e Concorrência da USP/FEARP/FUNDACE.

Perguntas frequentes sobre o curso

A seleção é feita através de análise curricular e entrevista;
A aprovação consiste no resultado conjunto de todas as etapas do processo;
Os candidatos devem portar diploma de graduação a título de Bacharel, Licenciatura ou Tecnólogo de instituição reconhecida pelo MEC.

Sim, interessados em Bolsas de Estudo devem preencher todos os requisitos do edital processo seletivo de concessão de bolsas.

Para acessar o edital CLIQUE AQUI.

Termo de Compromisso e Responsabilidade do Bolsista CLIQUE AQUI.

Não.
Os cursos de MBA USP são comercializados pela Fundace e têm descontos especiais para pagamento à vista, matrículas antecipadas e para empresas.

Mais informações sobre o investimento:
0800 77 300 70
(16) 3601-2700
atendimento@fundace.org.br

O aluno pode receber o certificado USP se cumprir os três critérios:
- Média final das avaliações online das disciplinas igual ou superior a 7,0 (em escala de 0 a 10)
* As provas respondem por 55% da nota dos alunos e acontecerão a cada seis meses;
- Nota do TCC também deve ser igual ou superior a 7,0 (em escala de 0 a 10);
- Frequência mínima de 75% nas atividades online.