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A definir
Carga horária

16 HORAS 

Certificado

CERTIFICADO USP 

Modalidade

PRESENCIAL 

(Ribeirão Preto)

Período

DIAS 08 E 22 DE FEVEREIRO DE 2025

SÁBADO | DAS 08H ÀS 17H

Preço

CONDIÇÕES ESPECIAIS

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Visão geral do curso:

No mercado altamente competitivo de hoje, compreender o comportamento do consumidor é essencial para criar estratégias de marketing eficazes. Este curso foi projetado para explorar os mecanismos por trás das decisões de compra, utilizando tecnologias avançadas como EEG, ECG, GSR, eyetracking e testes implícitos. Ele combina teoria e prática para capacitar profissionais a integrar insights neurocientíficos ao marketing, promovendo conexões emocionais duradouras com os consumidores e desenvolvendo estratégias inovadoras.

O curso visa capacitar profissionais com conhecimentos profundos em neurociência aplicada ao marketing, ajudando-os a otimizar estratégias de produto, preço, ponto de venda e comunicação. A formação inclui teoria, estudos de caso e atividades práticas para transformar dados neurocientíficos em decisões estratégicas que impulsionem o engajamento e resultados reais.


Para quem é indicado?

Profissionais de marketing, pesquisadores de mercado e estrategistas de marca que desejam inovar no desenvolvimento de campanhas e decisões estratégicas.


PARA QUEM ESTE CURSO É INDICADO?
o que você vai aprender no curso
 Fundamentos da Neurociência e do Comportamento do Consumidor

Você vai aprender os conceitos essenciais da neurociência aplicada ao marketing, explorando a história e evolução do neuromarketing, além de compreender as estruturas cerebrais e sistemas sensoriais que influenciam a percepção e a tomada de decisão.

 Ferramentas e Métodos de Pesquisa Avançados

Você vai se familiarizar com ferramentas como EEG, ECG, GSR e eye tracking, desenvolvendo habilidades para interpretar dados neurofisiológicos e aplicar esses insights em estudos de caso reais e estratégias de marketing inovadoras.

 Design Experimental e Abordagem Ética em Neuromarketing

Você vai adquirir competências para estruturar estudos experimentais, analisar dados e transformar resultados neurocientíficos em ações estratégicas, além de explorar os aspectos éticos envolvidos na aplicação do neuromarketing.

Conteúdo programático do curso

• Fundamentos da neurociência aplicada ao marketing e insights do consumidor.
• História e evolução do neuromarketing.
• Entendendo o Cérebro do Consumidor
• Estruturas cerebrais e funções relacionadas à percepção e decisão.
• Introdução aos sistemas sensoriais e processamento de informação.
• Princípios Básicos de Neurofisiologia:
• Conceitos essenciais de neurofisiologia para marketing.
• Terminologia chave para a comunicação entre neurocientistas e profissionais de marketing.

• Demonstração do uso de EEG e ECG na captura da atividade cerebral e cardíaca.
• Interpretação dos dados e aplicação em estudos de marketing.
• GSR e Eye Tracking: Demonstração de GSR para medir a resposta emocional e eye tracking para atenção visual.
• Testes Implícitos: Explicação de testes implícitos e como eles revelam preferências e percepções inconscientes.
Aplicação e interpretação de resultados em um contexto de marketing.
• Análise de estudos de caso usando estas tecnologias.

• Variáveis, controle e coleta de dados. • Análise e Interpretação de Dados: Processamento e análise de dados neurofisiológicos.
• Transformando dados em insights de marketing acionáveis.
• Ética em Neuromarketing: Discussão sobre os aspectos éticos no uso de neurociência em pesquisa com consumidores.
• Diretrizes para a condução responsável de pesquisas.
• Discussão e Integração do Conhecimento: Integrando conhecimento de neurociência do consumidor para criar estratégias de marketing.
• Desenvolvimento de um plano de ação baseado em insights neurocientíficos

Coordenação

Janaina de Moura Engracia Giraldi

Professora Titular da FEA-RP/USP, especialista em Marketing, com ampla experiência acadêmica e profissional. Doutora e Livre-Docente em Administração pela USP, foi Visiting Fellow na Staffordshire University (2020-2023) e coordena o Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações (PPGAO). É Editora-Chefe da RACEF, pesquisadora do CNPq, e fundadora do grupo PLACEMARK. Atua em temas como Marketing de Lugares, Neuromarketing e Comportamento do Consumidor, além de revisar artigos e colaborar com agências como CAPES, CNPq e FAPESP. Coordenadora do MBA USP Marketing e MBA USP Marketing Estratégico EAD. 

PROFESSOR CONVIDADO: Airton Rodrigues

Especialista em neurociência do consumidor com mais de 25 anos de experiência em pesquisa de mercado, é docente da FATEC e diretor do Núcleo de Estudos em Neurociência do Consumidor (NENC). Liderou inovações como eyetracking, codificação facial e EEG, atuando com empresas como Natura, Nestlé e Unilever.

Perguntas frequentes sobre o curso

O curso de difusão em Ciência do Consumo tem o seguinte investimento:

03 parcelas de R$480,00 (cartão de crédito)
ou
R$1.400,00 à vista

Sim, interessados em Bolsas de Estudo devem preencher todos os requisitos do edital processo seletivo de concessão de bolsas.

Para acessar o edital CLIQUE AQUI.

Termo de Compromisso e Responsabilidade do Bolsista CLIQUE AQUI.