Análise de conteúdo dos elementos presentes em missões institucionais: uma comparação de empresas da B3 e NYSE

Isabella Filipini Annes, Darci Schnorrenberger, Rodrigo Rengel, Ernando Fagundes

Resumo


Este artigo tem o objetivo de analisar os elementos presentes nas missões institucionais das empresas do setor de Consumo Cíclico, listadas na B3 e na NYSE. Para tanto, analisou-se a missão de 177 empresas, sendo 77 da B3 e 100 da NYSE. Os dados foram coletados nos sites e relatórios oficiais das companhias, analisados a partir de checklists e como base a classificação elaborada no artigo de Mussoi et al. (2011) e com a proposta de Pearce (1982). Dentre os achados, constatou-se comportamentos similares entre as empresas. Nenhuma empresa apresenta todos os oito elementos propostos. Os mais citados, são as preocupações com "clientes e mercados", "imagem pública" e "produtos e serviços". Por outro lado, a preocupação com “tecnologia” foi a que menos destaque recebeu. Esses achados contribuem ao evidenciar elementos negligenciados por empresas na apresentação de suas missões institucionais e que podem interferir nas relações com colaborados, clientes, fornecedores e investidores. Deste modo, pode-se inferir que existem grandes similaridades entre as preocupações manifestadas pelas empresas deste setor, mesmo atuando em mercados distintos. O que indica um alinhamento global, necessário para a condução dos negócios no contexto atual.


Palavras-chave


Missão Institucional; Brasil, Bolsa e Balcão; New York Stock Exchange; Pearce (1982).

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v11i3.597

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ISSN: 2178-7638