Consumo e Anticonsumo: Um Estudo Bibliométrico dos Artigos dos EMAs de 2004 a 2012

Alexandre Braga Gusmão, Felippe Reis de Brito, Rosimar Bessa, Rossard Ribeiro de Oliveira, Irene Raguenet Troccoli

Resumo


Resumo – De abordagem quantitativa, este trabalho teve como objetivo identificar algumas características de todos os artigos em coautoria apresentados nos Encontros de Marketing (EMA) promovidos bianualmente pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) entre os anos de 2004 a 2012 e que continham em seu título as palavras consumo ou anticonsumo. Para tanto foi utilizada a bibliometria, enquanto técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico. Dentre os resultados mais relevantes, verificou-se que este tipo de parceria encontra-se muito concentrada na opção por não mais do que dois autores e que mais de metade dos trabalhos foi oriundo de esforço conjunto de docentes e discentes. Ao final, são lançadas sugestões para futuros estudos.  


Palavras-chave


Consumo; Anticonsumo; Bilbiometria; Encontro de Marketing (EMA)

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v4i2.55

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ISSN: 2178-7638