SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016

Fabiana Gondim Mariutti, Maria Gabriela Montanari

Resumo


Na gestão de marca-país, há uma variedade de stakeholders (governo, mídia, investidores, turistas, etc.), sendo que pesquisas com cidadãos do país são escassas. Este estudo investiga a reputação do Brasil e a satisfação dos brasileiros em relação ao país antes das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Uma survey foi baseada em um índice de satisfação de residentes e de reputação de país. Conclui-se que apesar desta amostra de brasileiros gostarem, relativamente, de viver no Brasil, não estão muito satisfeitos com o país. As questões relacionadas com a urbanização, a diversidade, a natureza e a recreação são consideradas fatores predominantes na satisfação com o país pelos brasileiros. A maioria acredita que o Brasil não reflete uma imagem positiva nem tem uma boa reputação no exterior, mas concordam com a possibilidade de melhorar a reputação do país internacionalmente. Este estudo exploratório contribui na literatura para nortear futuros desenvolvimentos metodológicos. 


Palavras-chave


marketing-de-lugar; imagem de país; country branding; reputação de país; satisfação do cidadão

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v9i3.511

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ISSN: 2178-7638