TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A DIVULGAÇÃO DOS GASTOS NO COMBATE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Roberto Rivelino Martins Ribeiro, Cássia Marini Moura, Kerla Mattiello, Juliane Andressa Pavão

Resumo


Este estudo investigou a divulgação dos gastos realizados para o combate da pandemia a partir das informações disponibilizadas no portal da transparência do município. Elegeu-se como objeto de estudo os gastos realizados para combater o vírus, mediante a realização de um estudo que metodologicamente se apresenta como sendo de natureza aplicada, utilizando o método qualitativo e o quantitativo, com uso de técnicas bibliográficas, documentais e ex-post facto. Os resultados do estudo evidenciam redução da arrecadação municipal e seu reflexo consequente no valor dos gastos e investimentos realizados pelo município, contudo, tal fato não impactou nos valores, no exercício de 2020, destinados ao enfrentamento e combate da pandemia. Foi detectado também algumas falhas durante a elaboração de alguns documentos e relatórios, e sua publicação, já que se averiguou dados incompletos ou a descontinuidade da divulgação nos relatórios quadrimestrais, sobretudo nos recursos destinados ao auxílio alimentação e à assistência social.


Palavras-chave


Gastos na saúde, Combate à Pandemia, Transparência Pública.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v14i2.980

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638