FOME DE PODER: UM OLHAR PARA O PROCESSO DECISÓRIO NAS FRANQUIAS À LUZ DAS TEORIAS DE CUSTOS DE TRANSAÇÃO E NEOINSTITUCIONAL

Alexsandre Gustavo da Silva Carvalho, Débora Dias Resende, Fabrício Molica de Mendonça, Uajará Pessoa Araújo

Resumo


Neste artigo propõe-se averiguar como as teorias de custos de transação e a teoria neoinconstitucional influenciam e se tornam presentes na tomada de decisões das redes de franquia de fast food. Para tanto, realizou-se uma análise do filme Fome de Poder- que trata da origem do McDonald’s. As decisões realizadas nessa franquia mostraram-se assertivas, ao longo do tempo, consolidando-a, expandindo-a e tornando-a referência mundial. Entretanto, ao analisar a origem do McDonald’s, desde o seu processo de edificação, enquanto franquia até o seu apogeu, tornou-se possível realizar reflexões sobre os papéis do franqueado e franqueador, a importância do contrato de transação e a influência das instituições e das práticas legitimadas. O artigo enriquece e diversifica a literatura acadêmica sobre o tema franquia, entrelaçado ao processo decisório, à teoria de custos de transação e à teoria neoinstitucional. 


Palavras-chave


Franquia. Processos Decisórios. Teoria Neo-Institucional. Custos de Transação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v14i2.954

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638