PERCEPÇÃO DE SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE ELEMENTOS DIRECIONADORES DA GESTÃO BASEADA EM PROCESSOS

Maria Manoela Cardoso dos Santos, Leander Luiz Klein, Patricia Ines Schwantz, Anderson Alberto Gonçalves Alves, Anna Karoline Silveira

Resumo


A gestão por processos é um conjunto de práticas empregadas para obter melhores resultados na área da gestão organizacional. Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de servidores de uma universidade pública sobre elementos direcionadores da gestão baseada em processos. Para isso, realizou-se um levantamento do tipo survey com servidores da reitoria de uma instituição de ensino superior. Foram obtidas 191 respostas válidas e os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, análise fatorial exploratória, testes t e Anova. Os resultados obtidos indicam que a gestão por processos possui percepções diferentes dependendo do grupo de servidores analisados e outras características. Isso gera indicativos e oportunidades de melhorias para a gestão da universidade auxiliando na realização de diversas atividades, como a gestão de riscos e alinhamento com os stakeholders. A iniciativa da gestão por processos, se bem gerida, considerando seus fatores críticos, geram impactos positivos na gestão da universidade.


Palavras-chave


Gestão por processos; Serviço Público; Universidades

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v14i1.936

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ISSN: 2178-7638