INFLUENCIADORES DIGITAIS NA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E A EXPERIÊNCIA DOS CONSUMIDORES: EXPERIMENTO COM A “BOCA ROSA”

Mariana Camargo Matos, Taís Pasquotto Andreoli

Resumo


O trabalho teve como objetivo analisar como a adoção de influenciadores digitais na comunicação mercadológica impacta na experiência dos consumidores, especialmente em termos de processo decisório. A revisão de literatura concentrou os conceitos de comunicação mercadológica e experiência dos consumidores, bem como influenciadores digitais e o papel exercido nesse contexto. O procedimento metodológico foi realizado em duas partes: abordagem qualitativa e caráter descritivo, com coleta e análise de dados secundários acerca de uma influenciadora digital de sucesso no ramo de produtos cosméticos – Bianca Andrade (“Boca Rosa”); seguido de abordagem quantitativa e método hipotético-dedutivo, com um experimento (n=106) comparando duas campanhas publicitárias: com protagonismo da supracitada influenciadora versus pessoa anônima. Como principal resultado, foi possível visualizar a capacidade de endosso dos influenciadores digitais, que impacta na experiência do consumidor, especialmente em termos do processo decisório, aumentando a disposição de compra, a percepção de valor ideal e a própria propensão de pagamento. 


Palavras-chave


Comunicação mercadológica; Experiência do consumidor; Influenciadores digitais; Método experimental; Comportamento do consumidor

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i2.921

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ISSN: 2178-7638