COMITÊS DE AUDITORIA: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS NAS ÁREAS DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO

Vinícius Monteiro Pereira, Rodrigo de Souza Gonçalves, Abimael de Jesus Barros Costa

Resumo


O objetivo geral deste trabalho foi analisar o perfil da produção científica nacional voltada à temática dos comitês de auditoria nos principais periódicos de contabilidade e administração do Brasil. As pesquisas destinadas à essa temática buscam compreender os efeitos das características dos comitês de auditoria na governança corporativa e como ela tem contribuído para maior fidedignidade de todo o processo que envolve a divulgação das informações financeiras. Assim, foi realizada uma análise por meio de indicadores bibliométricos em publicações de 29 periódicos de contabilidade e administração. Foram identificadas 59 publicações sobre o tema, tendo como principais o aumento nos artigos publicados com esse tema ao longo dos últimos cinco anos (2017-2021), com destaque para a Revista de Contabilidade & Finanças da USP com 8 publicações. Também se identificou maior predominância de publicações em coautoria, com objetivos de pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e baseadas em análises de documentos, bem como maior incidência de referências de artigos internacionais.


Palavras-chave


Comitês de auditoria; Governança corporativa; Bibliometria

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i2.891

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638