SUGESTÕES DE PESQUISA EM AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO BRASILEIRAS

RAFAEL PENA CERQUEIRA FRIAS, JOELSON WELLYS DIAS SILVA, EMANUEL RODRIGUES AMORIM, CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA

Resumo


A Auditoria Interna (Audin) atua como um agente de facilitação, agregando valor e melhorando as operações das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Nesse contexto, buscou-se investigar quais as oportunidades para estudos futuros são sugeridas na produção acadêmica em relação à temática da Audin no âmbito das IFES brasileiras. Foi realizado um levantamento bibliográfico referente aos últimos 10 (dez) anos para conhecer as sugestões de novas pesquisas relacionadas ao tema. Constataram-se dezessete proposições, agrupadas em dez temáticas: efetividade da auditoria; papel da auditoria; metodologia dos trabalhos de auditoria; institucionalização da atividade de auditoria; estrutura para o funcionamento; gerenciamento da auditoria; planejamento dos trabalhos individuais; objeto de auditoria; uniformidade das auditorias; e sugestões ao controle externo. Os resultados colaboram para o surgimento de novos insights de pesquisa no âmbito das Auditorias Internas nas IFES, considerando a importância desse elemento intangível para o aprimoramento das organizações.


Palavras-chave


Instituições Federais de Ensino; Auditoria Interna; Novas Pesquisas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i3.883

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638