DESPESA DE CAPITAL: UMA ANÁLISE SOBRE SEU IMPACTO NO CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS MINEIROS NO PERÍODO DE 2009 A 2015

vasconcelos Reis Wakim, Elizete Aparecida de Magalhães, Simaura Alves Gomes

Resumo


Considerando que as Despesas Públicas se referem ao conjunto de gastos do governo com o objetivo de proporcionar o funcionamento e manutenção dos serviços prestados à sociedade, este trabalho tem como objetivo analisar o impacto das despesas de capital no crescimento econômico dos municípios do estado de Minas Gerais, no período de 2009 a 2015. Para fins de estimação dos resultados, é utilizado o Modelo de Efeitos Aleatórios de Dados em Painel. Para a escolha do modelo, é rodado o teste de Hausman. As variáveis utilizadas são extraídas da Secretaria do Tesouro Nacional, Fundação João Pinheiro e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A partir dos dados obtidos, constata-se que as despesas de capital exercem influência positiva e significativa no crescimento econômico dos municípios mineiros, ou seja, a cada R$ 100,00 investidos em infraestrutura, o PIB do município tende a aumentar cerca de R$ 1,58. Evidencia-se, ainda, que despesas com pessoal e encargos, assistência social, saúde e saneamento influenciam positivamente no Produto Interno Bruto desses municípios. Dessa forma, é possível inferir que os gastos do governo, especialmente os referente às despesas de capital, são relevantes para promover o crescimento econômico dos municípios de Minas Gerais.


Palavras-chave


Despesa pública. Crescimento econômico. Despesa de capital

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i2.870

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638