A DIFUSÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO ATIVAS NO ENSINO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL

THALES BATISTA DE LIMA

Resumo


O artigo busca compreender a percepção de discentes de um curso de graduação em ciências contábeis em uma instituição de ensino superior em
relação ao uso de estratégias de ensino ativas em uma disciplina de cunho
teórico-prática. Fundamenta-se pelas discussões teóricas recentes acerca das estratégias de ensino ativas no ambiente de ensino e aprendizagem. Baliza-se pelo interpretativismo, cuja abordagem metodológica é a qualitativa. O estudo ocorre em uma disciplina de um curso de ciências contábeis de uma universidade pública. Foi realizado um grupo focal com estudantes da disciplina, tendo encontrado na análise do discurso a melhor técnica para discutir os resultados. Portanto, foram identificados a satisfação
por distintas estratégias de ensino ativas, o impacto delas no desenvolvimento de conhecimentos e competências, além do incentivo ao comprometimento do aluno. Porém, reflete-se fatores mediadores na difusão da aplicação de estratégias de ensino ativas para promover uma formação consistente. Conclui-se que a difusão por tal uso nos cursos de ciências
contábeis ainda apresenta algumas barreiras a serem superadas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i3.865

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638