EXPLORANDO SOCIAL SOFTWARE, SOCIAL BPM E GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INOVAÇÃO DE PROCESSOS: DELIMITAÇÃO CONCEITUAL, OPERACIONALIZAÇÃO E VALIDAÇÃO

Mateus Frechiani Bitte, Hélio Zanquetto Filho, Marcos Paulo Valadares de Oliveira

Resumo


O uso dos softwares sociais, i.e. um conjunto de ferramentas de comunicação online, é um fenômeno relativamente novo que surgiu com a WEB 2.0. Da mesma forma, o social business process management (SBPM) também é uma abordagem nova, e ambas requerem estudos para entender seu impacto nas organizações. O presente trabalho teve por objetivo delimitar conceitualmente, validar e testar empiricamente uma escala de mensuração que traz a temática dos softwares sociais (SS), do social BPM (SBPM), da gestão do conhecimento e da inovação de processos. Para alcançar este objetivo o presente artigo se utilizou de uma análise fatorial confirmatória (CFA) para validar o modelo de mensuração formulado com base na teoria existente sobre os temas.Como contribuição principal o artigo fornece um conjunto de escalas testadas empiricamente no contexto brasileiro e que podem ser utilizadas por pesquisadores interessados em desenvolver pesquisa abordando esses temas. 


Palavras-chave


Questionário; Software social; Inovação; Gestão do conhecimento; Social BPM.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v12i3.863

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638