PRESSÕES INSTITUCIONAIS E ISOMORFISMO NA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: UMA REVISÃO EXPLORATÓRIA DA LITERATURA

Mateus Santos de Freitas-Martins, Bárbara Galleli, Noah Emanuel Brito Teles

Resumo


O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as influências de pressões institucionais e a ocorrência do isomorfismo no contexto das práticas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) nos cursos de Administração. Por meio de uma revisão exploratória da literatura, analisou-se 32 artigos pesquisados nas plataformas Scopus e Web of Science (WoS), com publicações entre o ano de 1990 a 2019, seguindo recomendações de estudos anteriores, respondendo a chamados que apontavam a ausência da teoria institucional em estudos sobre EDS, sendo essa a maior contribuição teórica. As evidências apresentadas neste artigo agregam contribuições para ambas áreas de conhecimento, a teoria institucional e a EDS. Discutiram-se aspectos que podem influenciar os cursos de Administração, e por conseguinte as instituições de ensino, a se adaptarem a pressões coercitivas, miméticas e normativas na adoção de práticas de EDS em seu ambiente. A resposta a tais pressões, consequentemente, pode ocasionar diferentes manifestações do comportamento isomórfico. As análises permitiram a elaboração de novas questões de pesquisa, sob outras abordagens metodológicas e orientações da teoria institucional, o que pode contribuir para uma visão mais completa do campo institucional em que os cursos de Administração e as instituições de ensino estão inseridos, com o intuito de avançar nas práticas de EDS. O estudo também apresenta contribuições práticas relevantes para a agenda 2030, especificamente na ODS 4 – Educação de Qualidade, e contribuições sociais voltadas à comunidade acadêmica, gestores e demais interessados.


Palavras-chave


pressões institucionais, educação para o desenvolvimento sustentável, Administração, instituição de ensino superior

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v12i3.799

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638