ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Lorena Ziroldo, Fernanda Bueno Grizos de Carvalho, Katia Abbas, Romildo de Oliveira Moraes

Resumo


A análise envoltória de dados é uma metodologia utilizada para avaliar a eficiência entre entidades. No ambiente educacional, essa metodologia é amplamente utilizada em decorrência da complexidade do setor, principalmente, em relação aos custos. Considerando a importância do tema, o objetivo do estudo é identificar o perfil das publicações acadêmicas sobre educação superior que utilizaram a Análise Envoltória de Dados (DEA) no período de 2009 a 2018, na área de avaliação CAPES de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A coleta de dados
ocorreu nas bases: Science Direct, Scopus, Emerald e Web of Science. Foram selecionados os artigos que estavam condizentes com as palavras-chaves utilizadas para busca, bem como de acordo com o objetivo do estudo, resultando em uma amostra final de 32 artigos. Como principais resultados, verificou-se que o objetivo mais comum foi Eficiência nas IES e os periódicos com maior publicação foram o Expert Systems With Applications e o Omega. A categoria dos inputs mais utilizada foi Instituição e dos outputs foi Aluno; o modelo mais utilizado foi o BCC e a orientação foi ao output. Esse estudo contribui para literatura e pode proporcionar, por meio dos resultados, identificação de lacunas de pesquisa a serem preenchidas sobre o tema, agrupando em uma única publicação informações sobre os artigos publicados, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento de novas pesquisa que apliquem a metodologia DEA na educação superior.


Palavras-chave


DEA; Ensino Superior; Revisão Sistemática

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i1.761

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638