A QUESTÃO DE GÊNERO EM RELAÇÃO À PROFISSÃO DE CONTROLLER: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E DOCENTES DO CURSO DE CONTROLADORIA E FINANÇAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Iago Carvalho Baur, Bruna Camargos Avelino

Resumo


Este estudo objetivou analisar a percepção de discentes e de professores do curso de Controladoria e Finanças da Universidade Federal de Minas Gerais em relação à questão de gênero no mercado financeiro, com ênfase na profissão da mulher controller. Foram aplicados questionários aos docentes e aos discentes componentes da amostra no segundo semestre de 2018. A partir dos dados coletados, foi possível verificar que as mulheres consideram que enfrentam restrições de gênero e que sofrem preconceitos devido à sua condição feminina, além de concordarem que a maternidade influencia na escolha do gênero ao disputar uma vaga no mercado de trabalho. A percepção dos alunos e professores, exceto dos docentes do gênero masculino, é de que ainda há diferença na remuneração de homens e mulheres. Ademais, os respondentes tendem a concordar, em média, que o gênero feminino é preterido em cargos de direção e que ainda são minoria nesses cargos. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v12i3.742

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638