SUSTENTABILIDADE E DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO: ANÁLISE DE ADERÊNCIA AO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE)

Marcos Igor da Costa Santos, Paulo Amilton Maia Leite Filho, Maria Luiza da Costa Santos

Resumo


O debate sobre o desenvolvimento sustentável ganha cada vez mais amplitude. Estudos estão sendo realizados para verificar se a presença de ações sustentáveis impactam no desempenho econômico-financeiro das companhias. Assim, esta pesquisa teve objetivo de analisar se o desempenho econômico-financeiro foi influenciado pelo fato das companhias aderirem ao ISE da B3. A amostra da pesquisa  compreendeu 67 companhias, totalizando 407 observações, no período entre 2006 e 2017 e utilizou o modelo de dados em painel balanceado, com base no banco da Reuters®. Os resultados encontrados possibilitaram afirmar que as companhias que participaram do ISE possuíam indicadores de rentabilidade maiores. Os resultados demostraram ainda que os níveis de adesão “alta” e “parcial” ao ISE não apresentaram diferenças significativas nos indicadores de rentabilidade quando comparados entre si; não obstante, quando as empresas com nível de adesão “baixo” são trazidas para análise, o coeficiente indica alterações mais perceptíveis.


Palavras-chave


Sustentabilidade, Desempenho econômico-financeiro, ISE

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v12i3.737

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638