ESTADO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DIVULGADA NO CONGRESSO UNB DE CONTABILIDADE E GOVERNANÇA: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E SOCIOMÉTRICA

Henrique César Melo Ribeiro

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar o estado da arte da produção científica divulgada no Congresso UNB de Contabilidade e Governança. Metodologicamente trata-se de um artigo com abordagem quantitativa, utilizando técnicas bibliométricas e sociométricas em 293 estudos identificados. Os principais resultados são: as redes de colaboração one-mode enfatizam alta dispersão e, simultaneamente baixa densidade. E os temas mais publicados foram: ensino e pesquisa em contabilidade, contabilidade pública, governança corporativa, auditoria e contabilidade internacional. Sendo que estes, também ficaram em evidência no que tange as redes sociais two-mode, ao verificar a vinculação maior dos autores com estes temas, compreendendo a vocação e o interesse maior destes pesquisadores para com estas temáticas. Os achados vislumbrados nesta pesquisa contribuem para o entendimento e compreensão da produção científica e das redes de colaboração contábil dos artigos divulgados do CCGUnB na literatura científica nacional em seu pleno estado da arte.


Palavras-chave


Congresso UnB de Contabilidade e Governança; Produção Científica; Estado da Arte; Bibliometria; Sociometria.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v11i2.671

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638