Fatores de aceitação de um sistema ERP na construção civil: Um estudo de caso a partir dos pressupostos do Modelo de Aceitação de Tecnologia

Igor Pereira da Luz, Stefânia Maria Maier, Carlos Eduardo Facín Lavarda

Resumo


O presente estudo visa compreender como a utilidade percebida e seus determinantes se relacionam com a intenção de uso de um sistema ERP por funcionários de uma empresa de construção civil. O estudo é caracterizado como estudo de caso, descritivo de abordagem qualitativa. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, fundamentadas em estudos anteriores, com seis responsáveis pela utilização do sistema, além de análise de documentos e dados do sistema. Observou-se que os colaboradores que apresentaram percepções favoráveis dos determinantes estudados compreendem a utilidade do uso do sistema e demonstraram intenção de uso. Todavia, quando esses percebem dificuldades atreladas à usabilidade, diminui-se a percepção de utilidade e consequentemente sua intenção de uso. O estudo contribui para o entendimento de como os determinantes da utilidade percebida se relacionam com a intenção de uso do sistema, trazendo uma abordagem alternativa aos estudos anteriores e corroboram com as proposições do Modelo TAM.


Palavras-chave


Modelo de Aceitação da Tecnologia; Sistema Integrado de Gestão; ERP; Construção Civil.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v11i3.666

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638