Análise de Decisão Sobre Terceirização: Um Estudo na Indústria da Construção Civil Residencial

Felipe Jórdan de Almeida, Patricia Guarnieri, André Luiz Marques Serrano, Vinícius Amorim Sobreiro

Resumo


O objetivo do presente artigo é descrever os fatores que influenciam a escolha do gestor ao optar pela terceirização dos serviços, tais como a produção de blocos de concreto na construção de um complexo residencial e, com base nestes fatores, propor um modelo de análise de decisão à luz da metodologia PROACT. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa descritiva e qualitativa, para tanto se utilizou um estudo de caso como o procedimento técnico. A pesquisa foi realizada em uma construtora que terceiriza a produção de blocos de concreto em complexos residenciais que estão sendo construídos no município de Valparaíso - GO. A construtora pretende entregar, até o início do ano de 2014, 2206 unidades de moradia destinadas aos indivíduos com baixa renda. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: entrevista semi estruturada, análise documental e observação direta. Após a análise dos dados por meio da análise categorial temática foi apresentada a proposição de um modelo de decisão relacionado à terceirização baseado na metodologia PROACT. Desta forma é possível auxiliar os tomadores de decisão, sugerindo a utilização de uma metodologia de análise de decisões com elementos objetivos e uma abordagem sistemática. A contribuição do artigo se faz ao considerar de maneira mais abrangente os fatores que conduzem o processo decisório relacionado à terceirização no segmento da construção civil residencial, bem como ressaltar a importância da estruturação desse problema por meio de métodos de análise de decisões.


Palavras-chave


Análise da competência essencial; Análise econômica; Indústria da construção; Teoria dos custos de transação; Terceirização.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v5i2.66

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638