IMPAIRMENT TEST EM JOGADORES DE FUTEBOL: ANÁLISE DOS TRIGGER EVENTS QUE JUSTIFICAM A REALIZAÇÃO DO TESTE DE RECUPERABILIDADE EM ATLETAS PROFISSIONAIS

Diego Messias, André Sekunda Gallina, Julio Cesar Ferreira, Aládio Zanchet

Resumo


As contratações de jogadores pelos clubes de futebol constituem operações mercantis de alto impacto financeiro. Em virtude da natureza desses contratos, os direitos deles decorrentes devem ser contabilizados como ativos intangíveis dos clubes adquirentes, de forma a constituir de forma fidedigna o patrimônio das agremiações. Nesse sentido, objetivou o presente estudo a identificação de eventos que atuam como gatilhos indicadores da desvalorização dos jogadores e que justificam a realização do teste de recuperabilidade, de forma a mensurar se os benefícios econômicos esperados no reconhecimento ainda são mantidos. Foram analisadas demonstrações contábeis e relatórios de administração de clubes brasileiros e portugueses. Os principais trigger events detectados na amostra foram o desempenho do jogador, as lesões, a idade e a incidência de empréstimo entre clubes. Evidenciou-se, também, que a grande maioria dos clubes nacionais divulgam informações insuficientes acerca da realização de testes de recuperabilidade, bem como dos eventos-gatilho relacionados.


Palavras-chave


impairment test; trigger events; clubes de futebol.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v11i1.659

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638