Os Efeitos Framing e Certeza sob a Ótica da Tomada de Decisão em Ambiente Contábil

Patrycia Scavello Barreto, Marcelo Alvaro da Silva Macedo, Francisco Jose dos Santos Alves

Resumo


O registro e divulgação das informações contábeis da empresa, atribuição do profissional de contabilidade, é de suma importância para o processo de tomada de decisão. Com a harmonização da contabilidade brasileira junto às Normas Internacionais de Contabilidade, a contabilidade passa a ser baseada em princípios A necessidade tanto visionária quanto de conhecimento chega a todos esses profissionais que devem estar aptos a estruturar, analisar e explanar o significado dos dados das demonstrações influenciando diretamente na tomada das decisões estratégicas das empresas. Assim, através da Teoria dos Prospectos e de seus efeitos Certeza e Framing busca-se entender de que forma esses profissionais estão analisando e produzindo informações. Nessa pesquisa foi aplicado questionário estruturado e não disfarçado a profissionais da área de Contabilidade, objetivando a verificação da forma que os efeitos Framing e Certeza poderiam moldar uma tomada de decisão dentro do ambiente contábil. A fim de utilizar campos diferentes (ganho e perda) foi aplicado um questionário dividido em dois tipos (I e II). Os resultados foram ponderados através da análise de frequência das alternativas de cada questão e aplicou-se testes de diferença de proporções. Frente aos resultados, atesta-se que a forma de transmitir a informação influencia a decisão a ser tomada onde no campo dos ganhos os respondentes tendem a buscar a opção mais provável de ocorrer e no campo das perdas a mais arriscada, identificando-se a presença dos Efeitos Framing e Certeza. Cabe destacar que a alteração na probabilidade de ocorrência de um evento mostra-se significativo na mudança de padrão de resposta. Busca-se assim contribuir na conscientização dos profissionais de contabilidade de que seus julgamentos são passivos de desvios. 


Palavras-chave


Teoria dos Prospectos. Efeito Certeza. Efeito Framing. Tomada de decisão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.13059/racef.v5i2.65

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ISSN: 2178-7638