ACCOUNTABILITY: Mapeamento da produção e Análise de redes dos artigos das divisões de gestão e políticas públicas do EnANPAD

André Luís Faria Duarte, Deborah Moraes Zouain, Mayara da Silva Santos, Roberto Bazanini

Resumo


O objetivo do artigo está em realizar um mapeamento da produção científica da área de administração no que se refere aos estudos sobre accountability, a partir dos artigos apresentados nas divisões acadêmicas Administração Pública, Gestão Pública e Governança, e Políticas Públicas dos Encontros da ANPAD, no período de 1997 a 2016. O estudo se mostra relevante em função da existência de muita discussão acerca do conceito de accountability. A pesquisa se caracteriza como um estudo bibliométrico, realizado por meio de análise de acoplamento bibliográfico e de análise de cocitação.Foram verificadas as referências de 65 artigos. Como resultados, o estudo evidenciou que os artigos que discutem accountability tendem a fazer referência a um mesmo grupo de obras, já que a rede formada pelos artigos bibliograficamente acoplados tem densidade considerada alta, de 39,5% e diâmetro 3. Já em relação às obras co-citadas, a rede formada apresenta densidade bem menor, de 15,1%, e diâmetro 4. O mapeamento permitiu detectar que a falta de consenso para se chegar a uma definição mais precisa do termo constitui uma das principais dificuldades nos estudos dessa temática e reflete a divergência de idéias entre os acadêmicos sobre o conceito accountability, apesar de, nas últimas duas décadas, a questão ter sido frequentemente debatida em vários eventos científicos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v9i3.510

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638