O papel e a importância das mídias sociais no composto de comunicação de pequenas empresas: Um estudo de caso em micro-cervejaria

Gustavo Barbieri Lima, Orlando Nastri Neto, Dirceu Tornavoi de Carvalho

Resumo


O objetivo central do presente estudo é explorar o papel das mídias sociais no composto de comunicação de uma empresa do setor de bebidas, bem como as diferenças de abordagem que o gestor de marketing tem em sua comunicação via “Inbound marketing” versus em mídia tradicional. Realizou-se levantamento do referencial teórico acerca do tema composto de comunicação de marketing. Utilizou-se o método de estudo de caso (entrevistas semi-estruturadas, análise documental e do web site institucional) para o desenvolvimento da presente pesquisa. Os principais resultados obtidos apontaram que: (a) as mídias sociais têm desempenhado um importante papel na divulgação de empresas, produtos, serviços e filosofias/ ideias, devido à crescente adesão de pessoas conectadas à Internet; (b) a Cervejaria Colorado utiliza-se das chamadas mídias sociais (paralelamente às estratégias de mídias tradicionais), dentre elas: Orkut, Facebook, Blog, Twitter, Rádio on-line, Youtube, Web site institucional. De acordo com a Gerente de Marketing da empresa analisada, as mídias sociais requerem baixo investimento e acarretam alto impacto na divulgação e comunicação dos produtos.


Palavras-chave


Marketing, Composto de Comunicação, Mídias Sociais, Empreendedorismo, Indústria de Bebidas

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13059/racef.v4i1.50

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638