Os impactos da crise financeira global 2008/09 e da crise na área de euro desde 2010 sobre a balança comercial brasileira

Horst Dieter Moller, Tales Vital

Resumo


O artigo tenta identificar impactos das crises internacionais recentes sobre o comercio internacional brasileiro, usando os impactos da crise de 2008/09 para identificar impactos possíveis da crise na área de euro, que começou na primavera de 2010 e pode ser visto como um impacto tardio da crise global de 2008/09.  Descreve, de forma sucinta, as crises recentes e suas repercussões sobre o Brasil com foco nas exportações e importações brasileiras. A crise teve contagio para a economia brasileira através do canal de transmissão real, em primeiro lugar, pela queda das exportações brasileiras em consequência da queda da demanda global, através do canal de transmissão monetário pela escassez de crédito, através do canal das expectativas pela queda da confiança de empresários e consumidores brasileiros e através do canal de transmissão político pela tentativa de seguir políticas protecionistas.

A crise global de 2008/09 levou a uma queda expressiva das exportações e importações brasileiras em 2009, mas de forma diferenciada para os produtos na pauta comercial brasileira. O artigo tenta identificar impactos possíveis da crise da dívida soberana na área do euro analisando os efeitos da crise global de 2008/09. Mas nos dados disponíveis em abril de 2012 ainda não encontram se sinais significativos sobre efeitos negativos da crise na área do euro sobre as exportações brasileiras, enquanto o PIB e a produção industrial em 2012 parece estagnados.

Com base nos dados disponíveis presume se que os impactos da crise da dívida soberana na área do euro vão ser mais amenos para exportações e importações brasileiras, por causa da diversificação geográfica do comercio internacional do Brasil, da importância restrita dos países mais atingidos pela crise na área do euro (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha) para o comercio internacional do Brasil, pela estabilidade do sistema financeiro brasileiro e das medidas monetárias, cambiais e fiscais do Banco Central do Brasil e do governo brasileiro. Mas a situação pode se deteriorar, se a crise atinge com mais força as economias de Espanha e Itália e com isto a área do euro, que pode contagiar a economia global de forma mais severa.


Palavras-chave


Crise Financeira Global, Crise na Área do Euro, Balança Comercial Brasileira.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v4i1.49

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638