Custo de Conformidade das Obrigações Acessórias: Uma análise nos escritórios de serviços contábeis de Governador Valadares/MG

Antônio Augusto Brion Cardoso, Isabelle de Oliveira Lucas, Karoline Patrocínio Chaves, Valéria Fernandes de Oliveira

Resumo


O crescente número de obrigações acessórias tem sido encarado por muitos profissionais da área como mais uma tarefa a ser desempenhada, porém, se esquecem que isto tem um custo que não entra no cálculo do tributo pago pelo contribuinte e sim por ele. Diante disso, este estudo busca identificar os custos de conformidade, de escritórios de serviço contábil na cidade de Governador Valadares em Minas Gerais. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória por meio de um questionário estruturado enviado aos escritórios da cidade entre os meses de junho e julho de 2016. O índice de retorno foi de aproximadamente trinta e três por cento dos questionários e após a coleta e análise dos dados, foi possível identificar os custos de conformidade tributária dos escritórios, além de verificar que estes custos variam de acordo com o seu tamanho e com a forma de organização do trabalho.

Palavras-chave


Obrigações acessórias. Escritórios de contabilidade. Custo de conformidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v10i3.450

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638