Infraestrutura Escolar, Perfil Socioeconômico dos Alunos e Qualidade da Educação Pública em Ribeirão Preto/SP

Cláudia Souza Passador, Gislaine Cantero Calhado

Resumo


O objetivo do artigo é identificar os fatores relacionados à infraestrutura das escolas e variáveis relacionadas à origem socioeconômica dos alunos que influenciam no desempenho das escolas, mensurado através das notas de português e de matemática da Prova Brasil, realizada em 2005. Foram construídos bancos de dados a partir dos questionários respondidos pelos alunos do ensino fundamental da educação básica quando da realização da Prova Brasil e também a partir das informações cedidas pelas escolas para realização do Censo Escolar. Através da utilização das técnicas estatísticas de regressão linear múltipla e análise dos componentes principais foi possível elaborar indicadores socioeconômicos para as escolas em relação à origem dos alunos matriculados. Dentre outras conclusões, a pesquisa indica que há fatores intangíveis capazes de influenciar desempenho das escolas e, consequentemente, a qualidade da educação.


Palavras-chave


Educação pública, Avaliação, Indicadores socioeconômicos

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v3i2.44

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ISSN: 2178-7638