Financiamento por capital empreendedor e aspectos econômicos: um estudo realizado em empresas brasileiras listadas no BM&F Bovespa

Márcia Figueredo D'Souza, Juliana Ventura Amaral

Resumo


A motivação do presente estudo foi examinar a relação do capital empreendedor com os índices de governança corporativa (IGC), o volume de negociações, o número de investidores, o número de corretoras e a posição acionária de fundos Private Equity (PE) e Venture Capital (VC) nas empresas brasileiras listadas na BM&F BOVESPA de 2004 a 2012. Para tanto, adotou-se a abordagem empírica para captura dos dados de empresas que realizaram Initial Public Offering (IPO), disponível no site BM&F BOVESPA. Aplicou-se ainda a análise fatorial e a regressão logística para análise dos dados. Os resultados sugerem que as variáveis econômicas mencionadas corroboram com a probabilidade de captação de recursos pelo capital empreendedor. Esses achados contribuem para ampliar o debate sobre a temática e oportunizar a reflexão de que os fundos se apresentam como alternativas potenciais de financiamento, que podem oportunizar às empresas, a redução do custo de capital de terceiros. 


Palavras-chave


Financiamento, Capital Empreendedor, Private Equity, Venture Capital, Governança Corporativa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v9i2.378

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638