Gerenciamento de canais de marketing turístico: uma abordagem de logística inversa para empresas de hotelaria na região do circuito do ouro em Minas Gerais

Eduardo Bomfim Machado, Rogério Naves Rezende, Wendel Alex Castro Silva

Resumo


Mesmo com um crescimento e profissionalização do setor turístico no Brasil verificado nos últimos anos e em virtude de contextos econômicos verificados, sobretudo da realização de eventos internacionais favoráveis à ampliação dessa atividade, percebem-se ainda lacunas gerenciais nos controles de movimentação de clientes de hotelaria. Para esse artigo, foram pesquisados conceitos básicos existentes de logística empresarial e logística para o setor de turismo, para uma confrontação com as práticas de organização e controles logísticos utilizados por empreendimentos de hotelaria, circunscritos na microrregião de atuação da Associação do Ciclo do Ouro no Estado de Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa descritiva dos empreendimentos, das suas operações de acompanhamento do deslocamento de clientes, que foram comparados com os conceitos de logística básicos levantados em uma pesquisa bibliográfica. Os resultados preliminares apresentam não apenas uma deficiência, mas uma nova derivação das atuais classificações de movimentação de logística que se torna patente para o setor turístico.


Palavras-chave


Setor Hoteleiro; Circuito do Ouro; Logística

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DOI: http://dx.doi.org/10.13059/racef.v8i1.366

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ISSN: 2178-7638