MODELOS DE NEGÓCIO: UMA REVISÃO DE ARTIGOS DE MAIOR IMPACTO NA LITERATURA NO PERÍODO 2006-2016

Fernando Pellegrini, Andre Campos

Resumo


O presente artigo buscou realizar uma revisão da literatura voltada ao desenvolvimento do conceito de modelos de negócio. Tal conceito é extremamente importante e controverso, acredita-se que esse trabalho pode contribuir ao entendimento de qual o "estado" em que ele se encontra na literatura e como ele vem sendo aplicado. Para operacionalizar a pesquisa foi realizada uma revisão sistemática da literatura, nas quais artigos foram buscados com base em palavras chave em duas plataformas internacionais (Scopus e Web of Science). Posteriormente, os artigos foram filtrados e divididos de acordo com suas semelhanças e diferenças, tanto em matéria conceitual quanto metodológica. Verificou-se que, apesar do conceito ser ainda controverso, ele vem tomando forma e consolidando-se como ferramenta e unidade de análise em estudos tanto ao nível da firma quanto indústria, sendo possível classificar a literatura em três vertentes.  


Palavras-chave


modelo de negócio, estratégia, plano de negócio, gestão da inovação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13059/racef.v10i1.362

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638