Impactos da convergência contábil em índices econômicos e financeiros nas empresas baianas nos períodos de 2003 a 2007 e 2010 a 2014

Luís Oscar Silva Martins, Paulo Henrique de Oliveira dos Santos

Resumo


As influências da globalização no ambiente contábil fizeram indispensáveis algumas mudanças na forma de comunicação e nos registros contábeis. Desta forma, o presente estudo se propôs a analisar por intermédio de análise quantitativa utilizando teste de Mann-Whitney, se houve impactos nos índices econômicos e financeiros: Liquidez Corrente, Rentabilidade do Patrimônio Líquido (PL), e Endividamento no período de 2003 a 2007 e 2010 a 2014 nas empresas baianas de capital aberto. Constatou-se que os índices de liquidez corrente e endividamento não apresentaram significância estatística não rejeitando a hipótese nula, sendo que para esses índices na amostra selecionada não houve impacto após a adoção da IFRS. Enquanto o índice de rentabilidade do PL apresentou significância estatística rejeitando hipótese nula, ou seja, sofreu alterações significativas podendo ser correlacionadas com a adoção do IFRS. Possivelmente a mudança ocorreu devido ao fato de as principais alterações após o processo de harmonização terem incorrido, principalmente, no PL.

 


Palavras-chave


Contabilidade Internacional. Harmonização Contábil. Indices Econômicos e Financeiros.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v8i1.343

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638