Questões identitárias no terceiro setor: estudo de dois casos

Luiz Alex Silva Saraiva, Ana Carolina Oliveira Duarte, Yana Torres de Magalhães, Daysa Andrade Oliveira

Resumo


Neste artigo o objetivo é identificar e analisar questões identitárias de organizações não-governamentais, com atenção particular a como se constrói a noção de identidade e a como os empregados percebem a imagem desse tipo de organização. A metodologia se baseou em uma abordagem qualitativa, construída a partir da análise dos casos de duas organizações do terceiro setor de uma cidade do interior de Minas Gerais, em que foram abordados por meio de entrevistas semi- estruturadas em profundidade 23 sujeitos. Os principais resultados mostram que a identidade organizacional é construída de forma gradativa, identificando-se os indivíduos com a organização por meio de objetivos, crenças e valores partilhados, o que se desdobra em uma imagem organizacional comprometida com a sociedade. Os dados chamam destacam as possibilidades de desenvolvimento de modelos de gestão menos pautados pela visão empresarial, e mais ajustados ao terceiro setor.


Palavras-chave


Identidade organizacional; Imagem organizacional; Terceiro Setor

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v2i1.30

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ISSN: 2178-7638