Tendências recentes do setor farmacêutico no Brasil: desempenho financeiro e operacional, fluxos de comércio exterior e atividades desempenhadas em inovação tecnológica

Karina Yukie Shinzato, Marco Polli, Geciane Silveira Porto

Resumo


O setor farmacêutico é associado ao dinamismo tecnológico em razão da intensidade das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) que as empresas que o constituem realizam. A oferta de seus principais produtos, os medicamentos, no país pode ser considerado um indicador de qualidade dos serviços de saúde. Assim essa pesquisa, de caráter quantitativo descritivo objetiva identificar tendências recentes do setor farmacêutico no Brasil em relação a receitas e custos das atividades industriais, fluxos de comércio exterior e atividades desempenhadas em inovação tecnológica. Com tal propósito foram coletados dados na base pública AliceWeb, de modo a verificar o impacto da indústria farmacêutica no saldo comercial do país. Já a partir dos resultados da PINTEC e da PIA buscou-se uma melhor compreensão sobre a taxa de inovação da indústria farmacêutica no país e da PIA foram utilizados os valores da transformação industrial em comparação com outros indicadores. Os resultados mostram que, no Brasil, a importação de medicamentos finais é uma das grandes responsáveis pelo déficit da indústria de base química e biotecnológica, além disso, a indústria farmoquímica nacional apresenta baixo investimento em P&D quando comparada à estadunidense, uma das líderes no setor. O entendimento da evolução recente do setor farmacêutico é essencial para que os gestores públicos possam delinear políticas industrial, de saúde e de inovação, mais efetivas a realidade nacional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v6i1.242

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638