Elaboração de instrumentos para mensurar os fatores influenciadores na aquisição e na implantação de Sistemas de Informação em micro e pequenas empresas.

Mauri Leodir Löbler, Monize Sâmara Visentini, Eliete dos Reis Lehnhart, Kálien Alves Klimeck

Resumo


Neste estudo foram elaborados dois instrumentos que possibilitam a identificação dos fatores influenciadores na aquisição (instrumento 1) e na implantação (instrumento 2) de Sistemas de Informação (SI) em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O estudo de caráter exploratório foi elaborado a partir de várias etapas: levantamento bibliográfico, entrevistas em profundidade e uma pesquisa com survey. Os questionários construídos foram aplicados junto a duzentas MPEs. A técnica de análise fatorial exploratória foi utilizada para a identificação dos fatores. No instrumento de aquisição de SI foram identificados sete fatores, sendo o de maior variância explicada o fator “Estrutura e tipos de SI”, indicando as modificações ocorridas na estrutura decisória e organizacional como potenciais influenciadores na aquisição de SI em MPEs. Já no instrumento de implantação de SI identificaram-se quatro fatores, sendo “Suporte técnico” o mais representativo, reforçando a importância do suporte do fornecedor na implantação do SI. Cada um dos fatores identificados encontra respaldo na literatura da área de SI e tende a contribuir na gestão de MPEs, indicando elementos que devem ser analisados previamente à aquisição e a implantação de um SI.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v6i1.239

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638