Estratégias para fortalecimento da rede de inovação local - um estudo de caso do sistema de inovação e empreendedorismo de Itajubá

Andrea Costa Mineiro, Priscila Passos Silva, Celia Ottoboni, Luiz Eugenio Pasin

Resumo


Este artigo aborda os sistemas de inovação e a importância das articulações em redes de inovação para o desenvolvimento regional. O objetivo é apresentar o fortalecimento da rede de inovação no município por meio da criação de um Portal de Inovação, que busca promoção de parcerias entre os envolvidos. O projeto se desenvolveu nas etapas: revisão bibliográfica de sistemas de inovação e redes de inovação, análise do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (SMCTIE), mapeamento da Rede de Inovação Municipal, pesquisa de opinião junto aos agentes de inovação sobre o conteúdo dos portais de inovação já existentes, implantação do Portal de Inovação, elaboração e divulgação de ações de inovação por meio do Portal. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso e como resultado, mostram-se as interfaces criadas para os agentes de inovação municipais e as interações que são realizadas por meio desse ambiente que fortalecem o SMCTIE existente, o portal conta com 261 membros e 1258 seguidores.

Palavras-chave


Sistema de Inovação, Redes de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v7i1.183

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638