Barreiras na implantação de sistemas de informação de uma instituição de saúde: A importância dos fatores humanos e de gerenciamento

Edmir Parada Vasques Prado, Rafael Pereira de Souza Castro, João Porto de Albuquerque

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar os principais fatores que causam barreiras à implantação de um Sistema de Informação(SI)em uma instituição de saúde. Utilizou-se o método de estudo de caso, que foi aplicado em um hospital de grande porte, localizado na cidade de São Paulo e reconhecido como de excelência no seu campo de atuação. A partir de uma ampla revisão bibliográfica foi elaborado um modelo de pesquisa contemplando os principais fatores que causam barreiras à implantação de um SI. A pesquisa utilizou-se de entrevistas com pessoas que estiveram diretamente envolvidas no processo de implantação, de forma a aprofundar o conhecimento sobre o processo de implantação de um SI e identificou dois fatores importantes que causam barreias a implantação de SI: fatores humanos e de gerenciamento. No fator humano os aspectos mais destacados foram a comunicação, os interesses dos envolvidos e o trabalho em equipe. No fator de gerenciamento tiveram destaque os aspectos de planejamento, monitoramento e uso de metodologias. Adicionalmente, foram destacadas lições aprendidas do processo de implantação obtidas nas entrevistas com os envolvidos no processo.


Palavras-chave


Sistemas de Informação; Área de Saúde; Estudo de Caso

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v1i1.18

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638