ESTRUTURA DE CAPITAIS EM COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS DO OESTE DO PARANÁ ATRAVÉS DA VISÃO DAS TEORIAS DE PECKING ORDER E TRADE-OFF

Vinicius Abilio Martins, Alessandra Kunz, Ricardo Santana de Almeida, Denis Dall Asta

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo identificar a influência da estrutura de capital das cooperativas agroindustriais do oeste do Paraná nas perspectivas das teorias de Pecking Order e Trade-Off. A amostra contou com 16 cooperativas agroindustriais do oeste do Paraná, que apresentaram informações completas provenientes de Balanços Patrimoniais (BP) e Demonstrações de Resultado do Exercício (DRE) no período entre 2015 a 2019. Os resultados apresentaram que a variável Liquidez Corrente (LC) se demonstrou estatisticamente significante em todos os modelos, demonstrando ser uma variável essencial para esclarecimento dos graus de endividamento. Já a variável Crescimento das Vendas (CRESCVD), não foi possível comprovar a sua influência nos modelos devido à ausência de significância. Conclui-se que ao comparar os resultados com os preceitos das teorias Pecking Order e Trade-Off, averiguou que as cooperativas analisadas não apresentaram predominância de nenhuma teoria nos seus processos de estruturação de capital.


Palavras-chave


Estrutura de capital, Cooperativas, Teoria de Pecking Order, Teoria de Trade-Off.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v15i1.1147

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638