PANORAMA DAS ESTRUTURAS TARIFÁRIAS NO SANEAMENTO BÁSICO

Fábio Garcia Silva, Bruno César Aurichio Ledo

Resumo


Este artigo apresenta uma análise das estruturas tarifárias de 22 empresas de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil, a partir de dados obtidos de diversas fontes, como SNIS, IBGE, ABAR e IBNET. Foram identificados três tipos predominantes de estruturas tarifárias: tarifa mínima com IBT (Inclining Block Tariff ou tarifas crescentes por bloco), tarifa por disponibilidade com IBT e uma variação da tarifa por disponibilidade com diferentes valores por bloco de consumo com IBT. A combinação da tarifa fixa mínima com IBT garante receitas mais estáveis, por este motivo é a estrutura mais adotada dentre as empresas analisadas. No entanto, a componente IBT pode apresentar desafios, como cobranças desproporcionais e ineficiência econômica. Na América Latina, a prática comum é utilizar o serviço de água para subsidiar o serviço de esgoto, o que se torna um subsídio perverso em áreas com baixa cobertura de esgoto. O estudo ressalta a importância de reajustes e revisões tarifárias, bem como de uma abordagem que considere as várias dimensões e implicações da estrutura tarifária.


Palavras-chave


Q25: Água, Q28: Políticas Governamentais, D42: Estrutura de Mercado e Preços, H23: Externalidades; Efeitos Redistributivos; Impostos e Subsídios Ambientais. L51: Economia da Regulação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v14i4.1120

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638