NOVO OU VELHO NORMAL? UMA ANÁLISE SOBRE OS PREPARATIVOS NO RETORNO AO TRABALHO PÓS PANDEMIA DA COVID-19 NAS EMPRESAS DE MINAS GERAIS

Kenya Aparecida dos Santos Consceição, Thiago Soares Nunes

Resumo


Esta pesquisa objetivou compreender o cenário das empresas de Minas Gerais na preparação para o retorno para o trabalho presencial e o home-office como estratégia adequada para o período de pandemia da Covid-19. A pesquisa de natureza descritiva e qualitativa teve a participação de 132 empresas associadas da ABRH-MG. Os questionários online foram respondidos por gestores de RH das empresas. Para análise de dados, foi utilizado estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados revelam que as empresas se reinventaram no período de pandemia, pois 70% delas não tinham o trabalho home office como prática e essa foi a maneira possível para a continuidade do negócio. Destacou-se um aumento de horas de trabalho dos times, o isolamento social, o Home Office, o afastamento das equipes e a necessidade de conciliação do trabalho e família. Bem como, o tema saúde mental começou a ganhar lugar de destaque nos assuntos de gestão de pessoas das empresas participantes.



Palavras-chave


Pandemia, Covid-19, Home office, Saúde, Empresas mineiras

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v14i3.1104

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638