COMO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É ABORDADO EM PROCESSOS DE FUSÃO E AQUISIÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Liliane Franciole Frazão, Francisval de Melo Carvalho, Cristina Lelis Leal Calegario

Resumo


Há uma tendência para o reconhecimento da necessidade de adequação das Fusões e Aquisições (F&A) às pressões e demandas do mundo globalizado, destacando aí uma maior preocupação com questões de sustentabilidade e responsabilidade organizacional. Todavia, o entendimento sobre essas questões ainda é incipiente, necessitando de melhor entendimento. Diante disso, este estudo objetiva revisar e sintetizar a literatura que relaciona desenvolvimento sustentável aos processos de Fusões e Aquisições (F&A). Os resultados indicam maior enfoque nas dimensões econômica e ambiental, sendo a dimensão social e abordagem conjunta das dimensões ainda pouco abordada nos estudos. Neste sentido, a interseção entre desenvolvimento sustentável e Fusões e Aquisições (F&A) precisa avançar, tanto em termos quantitativos como em termos de abordagem de diferentes perspectivas. Uma agenda de estudos futuros é apresentada no final do texto.


Palavras-chave


Desenvolvimento Sustentável; Fusões & Aquisições; Revisão Integrativa; Dimensões Econômica, Social e Ambiental; Sustentabilidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v14i1.1015

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638