Chamada de artigos para Edição Especial: “Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo”

Chamada de artigos para Edição Especial da Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace (RACEF): Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo

 

A RACEF realiza chamada de artigos para uma Edição Especial dedicada ao tema: “Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo”, organizada em colaboração com as Professoras Geciane Porto e Simone Galina, da FEA-RP/USP. Essa Edição Especial tem como objetivo divulgar artigos na forma de ensaios teóricos ou de pesquisas teórico-empíricas, que promovam o desenvolvimento do conhecimento na área de ecossistemas de inovação e empreendedorismo, em seus diferentes habitats como Incubadoras, Parques Tecnológicos e Polos de inovação.

Os ecossistemas de negócios se caracterizam pela mudança gradual de uma coleção de componentes aleatórios para uma comunidade mais estruturada (MOORE, 1993). Neles, as organizações trabalham cooperativa e competitivamente com intuito de potencializarem o processo de evolução a partir dos estágios de nascimento, expansão, liderança e renovação (MOORE, 1993). O conceito de ecossistema de inovação e empreendedorismo tem atraído, mais recentemente, atenção da academia. Eles permitem às firmas uma criação de valor, que sozinhas não conseguiriam (ADNER, 2006).

Os estudos nessa área ainda são escassos. Assim, são bem vindas contribuições acerca de diferentes temas relacionados aos ecossistemas de promoção ao empreendedorismo inovador, podendo se enquadrar em uma ou mais temáticas a seguir, mas não limitadas a elas:

  • Análises comparadas de sistemas nacionais, setoriais e regionais de inovação;
  • Modelos de Negócios de Parques Tecnológicos;
  • Trajetória de Incubadoras e aceleradoras de empresas;
  • Os novos atores do ecossistema de inovação, tais como aceleradoras de empresas, cidades inteligentes, comunidades online, etc.;
  • Estudos sobre start-ups, spin-offs e spillovers;
  • Iniciativas de venture capital de base tecnológica e modelos de negócios inovadores;
  • Características, estratégias e modelos de negócios dos ecossistemas para potencializar negócios empreendedores a ganhar mercado e  competitividade;
  • Estudos que mostrem como ocorre o compartilhamento e co-criação de conhecimento e inovação nos ecossistemas;
  • Empreendedorismo social, empreendedorismo cultural, ecoempreendedorismo e políticas públicas de apoio ao empreendedorismo em ecossistemas.

 

Os pesquisadores que já tenham apresentado seus trabalhos em eventos nacionais e internacionais poderão submetê-los à RACEF, desde que tenham sido aprimorados.  Os artigos bem avaliados que não forem selecionados para a Edição Especial poderão ser publicados em números regulares da Revista.

A data limite para submissão dos artigos é 31 de julho de 2015, com previsão do lançamento da Edição Especial até 04 de dezembro 2015.

As submissões serão realizadas por meio do site da revista, devendo os artigos seguir as normas de preparação e submissão, disponíveis em: http://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/index. Na submissão, os autores precisam selecionar a seção “Edição Especial: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo”. Esclarecimentos sobre a chamada para a Edição Especial “Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo” podem ser solicitados com as editoras convidadas da edição, por meio do endereço eletrônico:

Geciane Silveira Porto: geciane@usp.br

Simone Vasconcelos Ribeiro Galina: svgalina@usp.br

 

Referências:

ADNER, Ron. Match your innovation strategy to your innovation ecosystem. Harvard Business Review, v. 84, n. 4, p. 98, 2006.

MOORE, James F. Predators and prey: a new ecology of competition. Harvard Business Review, v. 71, n. 3, p. 75-83, 1993.

 

A RACEF (Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE) é o fórum oficial de divulgação de artigos da FUNDACE, instituição fundada em 1995 por professores da FEA-RP/Universidade de São Paulo (USP). A missão da RACEF é divulgar resultados de pesquisa que sejam relevantes para acadêmicos, profissionais e estudantes das áreas de Administração, Contabilidade e Economia, tanto sob o ponto de vista teórico quanto prático. Desde 2012, a revista possui Classificação B3 pela Capes nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, Economia e Interdisciplinar, e atualmente encontra-se aguardando a indexação no DOAJ, Latindex, Portal de Periódicos, Spell e EBSCO.

 

Cordialmente,

Janaina de Moura Engracia Giraldi

Editora-chefe da RACEF

revistaracef@fundace.com.br