Projetos & Pesquisas


Fundace desenvolve pesquisa sobre Qualidade de Vida em Ribeirão Preto

Confira o resultado da pesquisa!

Categoria:

Indicadores Econômicos

Pesquisador(es):

Prof. Dr. Cláudio de Souza Miranda

Fundace desenvolve pesquisa sobre

Qualidade de Vida em Ribeirão Preto

 

A Fundace realiza por encomenda da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) a Pesquisa de Qualidade de Vida da População. O projeto teve início em 2009 e está em sua terceira edição. Inspirada em projetos já desenvolvidos em outros grandes centros do Brasil e do mundo, a pesquisa apresenta a percepção da população sobre a qualidade de vida na cidade, bem como sua avaliação dos serviços públicos e sua confiança nas instituições.


O resultado inclui levantamento sobre índices de leitura, frequência em apresentações culturais, cinema e em eventos esportivos. Esta terceira edição indicou, por exemplo, que 26% da população não têm o hábito de ler sequer um livro a cada 12 meses. A pesquisa inclui ainda atitude da população sobre direitos do consumidor e sua satisfação geral em relação à cidade.


Uma das etapas da pesquisa que mais atrai a atenção da opinião pública diz respeito às percepções específicas dos cidadãos com relação aos problemas do cotidiano como controle de enchentes, limpeza de ruas, abastecimento de água, iluminação, segurança, saúde pública, educação, transporte coletivo etc.


A pesquisa sondou ainda a percepção dos entrevistados sobre os poderes da administração municipal. O estudo também levantou informações sobre a confiança da população nas instituições como Ministério Público, Conselho Tutelar, Câmara Municipal, Prefeitura, Bombeiros, Imprensa e a própria Associação que encomenda a pesquisa.


Clique aqui para ter acesso aos números da pesquisa.
Dados coletados no primeiro semestre de 2011.

Fonte: Outras Palavras