Competitividade e gestão de pequenos negócios: um caso de inovação setorial em uma empresa brasileira especializada em telecomunicações e tecnologia

Gustavo Henrique Silva de Souza, Nilton Cesar Lima, Marcio Mattos Borges de Oliveira

Resumo


Visando evidenciar estratégias de sucesso desenvolvidas por pequenas empresas, este artigo objetivou investigar o caso de uma pequena empresa brasileira especializada em telecomunicações e tecnologia, que tem mostrado diferenciais competitivos no mercado de internet banda larga. Por uma metodologia multinível, em formato de estudo de caso, foram realizadas análise documental, análise das características da empresa e sócios-administradores e análise SWOT de observações telescópicas. Os resultados mostram que, embora a BWA Ltda. apresente maiores custos com equipamento e pessoal, a empresa supera uma demanda estagnada e cria valor para clientes de nicho, através de personalização, tecnologia avançada e qualidade, sem custos adicionais de manutenção, enquanto as grandes empresas estão preocupadas em atingir conglomerados (clientes em massa), com baixos padrões de qualidade, o que implica menores custos de produção, mas maiores custos de manutenção. Depreende-se, portanto, que a BWA Ltda. obtém vantagens competitivas em função de um posicionamento coerente dentro do mercado.

Palavras-chave


Pequenas Empresas; Competitividade; Inovação; Telecomunicações; Internet Banda Larga

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v7i1.157

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638